Resultados da Pesquisa:

Município de Angoche

angocheGeograficamente, localiza-se a Sudoeste da Província de Nampula. Nesta Unidade geográfica exceptuando a cidade de Nampula, Angoche outrora foi Centro Sócio-Económico mais importante da região em que se enquadra e dista a 185 Kms da capital Provincial, Nampula. Em 1861, os Portugueses criaram no local um Comando Militar com atribuições de Capitaniamor.

Município de Ilha de Moçambique

ilha de mocambiqueCidade mais antiga do País, a Ilha possui uma rica e longa tradição urbana. A Ilha era, então, conhecida entre os naturais por Muipite, enquanto os Árabes chamavam-na Mulbaiuni. O termo Moçambique deriva da palavra Árabe Muça M’biki, nome de um comerciante Árabe que os Portuguese encontraram aquando da sua chegada ao local.

Município de Malema

Município de Monapo

Sede do Distrito do mesmo nome, situa-se à Este da Província de Nampula ao longo do corredor de Nacala, e faz limite ao Norte com a Reserva Florestal de Maziotela e o Rio Mucucurya; ao Sul com o Rio Sapaterone; a Este com o Distrito de Nacala-a-Velha e a Oeste com o Rio Napai. A Vila é atravessada por vários cursos de água, sendo os mais importantes os rios Monapo, que a separa da zona industrial, e o Ampuesse que constitui o limite Sul.

Município de Nacala

Sede do distrito do mesmo nome, localiza –se na peninsula do mesmo nome a Nordeste da Província de nampula. Tem como limites naturais a baía Fernão Veloso a Norte; os Distritos de Mossuril e Nacala–a-Velha através do rio Napala e da EN8 ao Sul; a baia de Maiaia ao Oeste e o rio Nipupulo, distrito de Mossuril e Oceano Indico a Leste. Centro urbano da 2ª classe, emergiu como centro portuário mais importante da região Norte nos meados do século XX, devido não apenas a disponibilidade de melhores condições físicas para a portagem de Navios ao nível de toda a AfricaAustral como também a sua posição favoravel a construção de infraestruturas industriais e as ligações inter-regionais e internacionais: O porto serve a zona Norte e o Malawi atraves dos CFM.

Município de Nacala Porto

nacala porto

Município de Nampula

nampulaCapital administrativa da província do mesmo nome, é a seguir de Maputo e Beira, o terceiro maior centro urbano da região Norte. Com um clima do tipo tropical húmido de savana, a Cidade desenvolve-se sobre o declive de uma colina em diferentes direcções, com as montanhas a formarem uma espécie de retaguarda. O solo é constituído por aluviões, proluvioes em quase toda a superfície.

Município de Ribáuè

Ribaue