Município de Mueda

Mueda localiza-se no norte da província de Cabo Delgado e dista aproximadamente 420 km da cidade de Pemba. O Município tem uma superfície de 490,6 contendo 10 Bairros nomeadamente: Rovuma, Maputo, Ntandedi, Cimento, Maimio, Lilondo, Eduardo Mondlane, Chudi, Nimo e Nandimba.

Município de Montepuez

Montepuez é a sede do Distrito como o mesmo nome no eixo Marrupa - Pemba, no Sul da Província de Cabo Delgado e conta com uma área de aproximadamente 79Km2. As principais actividades econômicas do Município são: agricultura, comércio, serviço-agroindustrial de descaroçamento de algodão. De acordo com o III Recenseamento da População e Habitação de 2007, Montepuez conta com uma população estimada em 76,139 dos quais 37,435 Homens e 38,704 Mulheres.

A Cidade está estruturada em 17 Bairros com as seguintes denominações: Cimento, Mirige, Matunda, Mahipa, Maviha, Matico, Melepane, Mahula, Nacate, Namueto, Nicuapa, Nacaramo A e B e Pitimpine.

 

Município de Marrupa

Com uma superfície de 304.5km2 e uma população estimada em 23.485 habitantes, o Município da Vila de Marrupa encontra-se inserida no distrito do mesmo nome, no posto administrativo de Marrupa sede e tem como limites físicos o pântano do povoado de Chumula a Norte, o rio Namirekele a Sul, o rio Ncaruma e Nacapoca a Este e o rio Messanguro a Oeste.

Município de Ribáuè

Ribaue

 

A vila de Ribáuè, foi administrativamente declarada como tal, pelo Diploma Legislativo 3011, de 2 de Setembro de 1970. Este diploma, declara o dia 1 de Junho, do mesmo ano, data da criação do Concelho e do respectivo Corpo Administrativo e elevada de povoação à categoria de Vila.

Município de Nacala Porto

nacala porto

Município de Malema

Geograficamente localizada no extremo ocidental da Província de Nampula, Malema é o nome do rio que dá nome ao Distrito e sua sede, é o maior que corre dentro do Distrito, nasce nos montes Namuli, próximo da Vila Zambeziana de Gurúé, entrando para o Distrito de Malema na zona de Mucuassula, passa por Avarra, Muhemela, Macaliha e vai desaguar no rio Lúrio. Tem como afluentes principais, na margem direita, os rios Mutivaze e Nataleia e, na margem esquerda, os rios Lalassi e Mulalamo.

Município de Ulónguè

O Município de Ulónguè localiza-se no Distrito de Angónia, extremo norte da Província de Tete, a cerca de 230 km da Capital Provincial, Cidade de Tete. A sul, faz fronteira com o Distrito de Tsangano, através do Rio Mawe; a leste, pela Localidade de Naming´ona, através dos Rios Kapambadzi e Ntayankwangwa; a norte, pelas localidades de Mang´ane e Dziwanga e ao poente, pela localidade de Chimuala.

Município de Moatize

Situada no interior da província de Tete, próximo do rio Zambeze, a Vila de Moatize Tem como limites físicos o rio Pande ou Thibo até a confluência do rio Revubue ao Norte; confluência dos rios Revubue e Moatize até a estrada nacional nº 103; rio Chichawa ao longo dos montes Marirangué até ao monte Nyankanga; Cordilheira dos montes Mandilama, Nyandiro e o curso do rio Tchingona até a sua nascente, no monte Thibo.

Município de Tete

tete

A Cidade de Tete localiza-se na região sul do Província de Tete, dividida pelo rio Zambeze no sentido Noroeste-Sudeste. A Cidade, conhecida pelo seu clima quente e pela abundância de gado caprino, tem potencialidades para o desenvolvimento agrícola e minério. Capital da Província do mesmo nome localizada num planalto situado à 500 metros de altitude nas margens do rio Zambeze, tem como limites naturais os rios Revuboe e Mepumo a Leste; e o rio Quiro a Sudeste.

Município de Mocuba

A Cidade situa-se no extremo centro-norte no coração Distrito de Mocuba na confluência dos Rios Licungo e Lugela a cerca de 150 Km a noroeste da Cidade de Quelimane. Com cerca de 88 Km², Mocuba tem como limites: A Norte - Rio Matebe; A Sul - Rio Muanaco; A Este-Rio Matebe; A Oeste -Via de acesso que parte da estrada de Milange até ao Rio Mangulamelo.

Pág. 1 de 5