pembaMunicípio de Pemba

tagir carimoPresisente do
Conselho Municipal:

Tagir Ássimo Carimo

muanarera abdalaPresidente da
Assembleia Municipal:

Muanarela Abdala

População - Habitantes

Área - km²

Orçamento Anual -

Ir para o website

 Capital da Província de Cabo Delegado, situa-se no Norte de Moçambique, ao longo do eixo Centro-Sul da Província. Cidade litoral, confina à Norte e Oeste com o distrito de Metunge, através da Bacia de Pemba, ao Sul com os distritos de Mecufi e Metuge e a Este é banhada pelo Oceano Índico. A baía situa-se numa posição favorável para a navegação, o que a coloca em posição vantajosa relativamente ao acesso aos mercados da região.

A primeira tentativa de colonização Portuguesa à baía de Pemba aconteceu em 1857, com a construção de pequenos estabelecimentos comerciais pertencentes a Asiáticos e Europeus, estes últimos pertencentes a antiga colónia agrícola. Paralelamente, existiam algumas povoações africanas chefiadas por Mwenesalikaja ou chefes de famílias, que dependiam de chefes mais poderosos como Saíde Ali da zona da baía, Macesse a sueste e Magado. Pela portaria nº 278 de 4 de Dezembro de 1899, a Baía de Pemba foi atribuída o nome de Porto Amélia. Durante o período da administração da Companhia do Niassa, Porto Amélia era a Sede do Conselho de Pemba.

A etimologia do nome provém dos termos Muamba/Upemba que significa flutuar, em lígua local e em Macua. Sobre a origem do nome, citase que em tempos acampou no local um pescador sobrevivente de um naufrágio, a que atribuíram o nome de Muamba/Ubemba, que significa flutuar.

Porto Amélia ascendeu à categoria de Vila a 19 de Dezembro de 1934, e foi elevada a Cidade em 18 de Outubro de 1958. Em 1994, a Cidade foi transformada em Distrito Municipal pela Lei 3/94 de 13 de Setembro, revogada em 1997, pela lei 2/97 que a elevou a categoria de Município de Cidade.

Informação Adicional