Município de Monapo

joao luisPresisente do
Conselho Municipal:

João Luís

Presidente da
Assembleia Municipal:

Bernardo Alfredo

População - Habitantes

Área - km²

Orçamento Anual -

Ir para o website

Sede do Distrito do mesmo nome, situa-se à Este da Província de Nampula ao longo do corredor de Nacala, e faz limite ao Norte com a Reserva Florestal de Maziotela e o Rio Mucucurya; ao Sul com o Rio Sapaterone; a Este com o Distrito de Nacala-a-Velha e a Oeste com o Rio Napai. A Vila é atravessada por vários cursos de água, sendo os mais importantes os rios Monapo, que a separa da zona industrial, e o Ampuesse que constitui o limite Sul.

Apresenta igualmente solos de textura pesada em associações quaternárias, dando origem à diferenciações regionais quanto às aptidões agrárias. Nos solos de textura ligeira, o aproveitamento baseia-se em explorações do tipo misto, combinando a aptidão pecuária e a ocupação humana.

Depois da independência nacional, foi criado o Conselho Executivo Distrital, ao abrigo dos decretos 5; 6 e 7/78 de 22 de Abril. Em 1994 foram criados os Distritos Municipais, ao abrigo da Lei 3/94 e revogada pela Lei 10/97, de 31 de Maio, que cria alguns municípios no país incluindo o Município de Vila de Monapo.

Informação Adicional

Receba nosso Boletim Informativo mensalmente
Please wait