xai xaiMunicípio de Xai-xai

ernsesto chambissePresisente do
Conselho Municipal:

Ernesto Daniel Chambisse

Presidente da
Assembleia Municipal:

Salomão Paulino

População 127,351 Habitantes

Área 131km²

Orçamento Anual -

Ir para o website

Então João Belo antes da independência, a Capital da Província de Gaza, situa-se no litoral Sul de Moçambique, ao longo do Vale do Rio Limpopo que lhe banha por alguns quilómetros à montante da sua foz, acerca de aproximadamente 220 Km da Cidade de Maputo, Capital da República de Moçambique e aproximadamente 260 Km da Cidade de Inhambane, ao longo da N1.

Xai-Xai fisicamente tem os seguintes limites: Norte: Rios Limpopo e Ponela; Sul: Oceano Indico; Leste: Posto Administrativo de Chonguene e a Oeste: Posto Administrativo de Chicumbane e a Localidade de Chilaulene.

Aos 7 de Outubro de 1961 por ocasião da visita do então Ministro do Ultramar, Dr. Adriano Moreira, a Vila de João Belo foi elevada à Categoria de Cidade impulsionado sobretudo pela construção do porto fluvial, e manteve o nome colonial até à Independência Nacional, altura em que o Governo decidiu resgatar o nome de Xai-Xai, símbolo da insubmissão ao colonialismo.

Em 1998 Xai-Xai conhece o seu primeiro Governo eleito com a introdução das autarquias locais no País. No ano de 2004 a Cidade de Xai-Xai foi a primeira a eleger uma Mulher para Presidente de uma cidade capital Provincial.

Informação Adicional

Receba nosso Boletim Informativo mensalmente
Please wait