Resultados da Pesquisa:

Município de Catandica

Catandica é nome que substitui apos a Independencia Nacional o anterior nome de Gouveia que foi filho de Chitengo, ex-capitão do Prazeiro Manuel António de Sousa ou Gouveia, que mais tarde participou na revolta de Bárwè, ao lado de Macombe. Gouveia, admite-se que seja adaptação de Goa, cognome do prazeiro local de origem Goesa que emigrou para Moçambique em 1850, tendo desempenhado um papel importante durante a revolta do Bárwè, ao lado dos Portugueses.

Município de Chimoio

chimoio

Capital da Província de Manica, situa-se sobre o Corredor da Beira, há cerca de 200 km da Beira e 100 km do Zimbabwe. Tem os seguintes limites geográficos: o rio Nhamahocha, Téwé, até ao marco 3 do foral, o monte Chizombero, IAC e o círculo Matole ao Norte; os riachos Toa e Munetse, os circulos Chiongo e Ndenguene, e a localidade de Zembe centro ao Sul; o rio Nhamahocha e os círculos de Noia e Chiongo a Este; a confluência dos rios Nhamathui e Chiongo a Oeste.Com uma área de 174 km2, a Cidade de Chimoio foi construída num planalto de cerca de 706 metros, localizado sobre a cumeira de duas bacias hidrográficas no eixo Beira-Mutare.

Município de Gondola

Município de Manica

Sede do distrito do mesmo nome, situa-se na zona oeste da Província de Manica próximo de Machipanda e é o segundo maior centro económico da Província. Tem como limites geográficos o rio Révuè a Norte; Sul a localidade de Chinhambudzi; Este o Posto administrativo de Messica; Oeste linha Férrea Beira-Machipanda.

Município de Sussundenga