PROSIGRU

Iniciado em Junho de 2014, o Projecto para o Reforço do Sistema Integrado de Gestão dos Resíduos Urbanos consiste na melhoria da governação do sistema de gestão dos resíduos sólidos urbanos, a nível nacional. Este projecto conta com o financiamento do Governo Italiano e tem como contrapartes a ANAMM, a LVIA e a Direcção Nacional de Gestão Ambiental tendo.

 

PCMC - Projecto Cidades e Mudanças Climáticas

Lançado em 2013, com a duração de 5 anos, o Projecto é financiado pelo Banco Mundial e esta direccionado para duas componentes, uma para a resiliência às mudanças climáticas e direccionada para as Cidades da Beira, Maputo e Nacala e uma segunda para o capacitação e apoio a investimentos para 20 municípios da zona Centro e Sul do Pais. O Programa apoia, igualmente, o fortalecimento institucional da Direcção Nacional de Desenvolvimento Autárquico e da ANAMM. Este programa tem e o seu.

 

O PRODEM

Segue uma sucessão de diferentes projectos e programas de desenvolvimento municipal no norte e centro de Moçambique apoiados por agências de cooperação de desenvolvimento internacional da Dinamarca, Suíça e Áustria. Em 2008, essas agências juntaram esforços num único programa de apoio a 13 municípios: o P13 que, mais tarde, em 2010, passou a Programa de Desenvolvimento Autárquico: PDA, Julho 2011-Junho de 2014. Em 2011, juntou-se ao PDA a Cooperação para o Desenvolvimento da Irlanda e em 2015 surge o PRODEM, apoiando por DANIDA, Suécia, Irish Aid e Cooperação Suíça. O PRODEM financia 26 municípios do norte e centro-norte de Moçambique, incluindo a ANAMM e a Direcção Nacional de Desenvolvimento Autárquico (DNDA).